quarta-feira, 21 de julho de 2010

Regatat Barla Sota

Hoje foi dia das regatas lineares, ou barla - sota, esse é o tipo de regata onde podemos observar nossos adversários e acompanhar o desempenho deles. São regatas muito rápidas e os barcos andam sempre bem próximos uns dos outros e qualquer erro pode ser determinante para o resultado final. A prova desta terça-feira tinha 04 pernas com cerca de 1,5 milhas náuticas cada, pouco mais de 10 quilômetros no total e o vento soprava constante por volta dos 10 nós de intensidade.
Aqui em Ilhabela a raia apresenta condições que a maioria já conhece, onde o vento tem mais pressão para os barcos que optam pelo lado direito da raia. E essa também foi nossa opção: largamos numa boa posição junto à comissão de regatas, pegamos um pouco de pressão nas velas e cambamos para a direita. Três cambadas de rumo depois, já estávamos com rumo da primeira bóia, daí foi preparar para subira a vela balão e seguir cuidadosamente para completar a segunda de quatro pernas programadas para esta regata.
Nossos adversários fizeram um caminho parecido, mas o Moleque estava andando bem e as opções de manobras que realizamos foram bem acertadas e, desta vez, passamos longe dos buracos de vento que nos pregaram uma peça na Regata Alcatrazes.
No meio da regata para o final, o vento diminuiu um pouco de intensidade obrigando toda tripulação a ficar mais atenta, mas o Moleque/ Anasol continuou rendendo bem e a cada manobra a linha de chegada ficava mais próxima e nossos adversários estavam todos pra trás de nós quenado finalmente recebemos o apito final.
Dever cumprido!!
Ainda é muito cedo para comemorar alguma coisa, e quarta-feira é dia da regata de percurso, mas na noite de terça participamos da premiação Fita Azul para o primeiro barco de cada classe a cruzar a linha de chegada da Regata Alcatrazes por Boreste, e o Moleque/ Anasol foi o primeiro da classe RGS B mesmo ficando em terceiro lugar no tempo corrigido.
Agora é descansar para amanhã levantar cedinho, tomar café e ir direto pro barco.

Até mais, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário