quarta-feira, 21 de julho de 2010

Projeto Noronha 2010
Diário de bordo No 1
Florianópolis – Ilhabela
13 Julho - 10:45 Sede do ICSC
Distancia – 295 milhas
Há exatos 37 dias o Moleque era docado para começar os trabalhos de revisão completa para os próximos 153 dias do Projeto Noronha 2010 onde participaremos da Rolex Ilhabelha Sailing Week em Julho, Regata Aratu – Maragojipe em Salvador, em Agosto, Regata Recife-Fernando de Noronha em setembro, Regata Fernando de Noronha – Natal, em Outubro e, finalmente, a Regata Volta a Ilha de Santa Catarina em dezembro. Como vocês podem ver, uma pegada daquelas!!!
Ao longo desses dias o Moleque recebeu um enxoval de velas novo, eletrônicos novos, manutenção na rede elétrica, revisão completa da parte hidráulica, do motor, mastreação, e pintura de fundo. Foram 13 profissionais trabalhando todos os dias, ininterruptamente, no Moleque, fora os trabalhos indiretos.
Preciso agradecer aos patrocinadores e apoiadores do Projeto, além da “mãe” internet, porque sem ela, como antigamente, seria praticamente impossível fazer uma obra desse porte em tão pouco tempo.
Saímos dia 13 de Julho, exatamente as 10h45min, da sede central do Iate Clube de Santa Catarina, eu e meu brother, José Carlos, conhecido carinhosamente como Alemão, com vento do quadrante sudeste em direção norte.
Eu como comandante e o Zé Carlos como tripulante, vamos participar de todas as regatas com o Moleque/ Anasol e também seremos os responsáveis pelo delivery do barco para todos os portos por onde o Projeto Noronha 2010 passar. Nos 153 dias de viagem que o Projeto ainda tem pela frente devemos cumprir aproximadamente 4.500 milhas.
Já nas proximidades da Ilha do Arvoredo encontramos o Katana com nosso amigo Junior, leia-se Plastkolor – Gosto d’água, Roberto Sales, o Bichinho e o Piero Furlan. Num rápido contato por rádio descobrimos que eles tinham o mesmo destino de nós, e os convidamos para o almoço, no cardápio o prato preferido do Moleque, frango na cerveja com macarrão. No mar tem que aproveitar os dias que da para cozinhar. Apesar de termos uma boa previsão de tempo, podem aparecer algumas surpresas, nesse caso é sempre bom estar de barriga cheia.
No través do Arvoredo navegávamos com vento de 15 nós de Sudeste, rajadas de 18, mar de vagas não maior que 1,5 metros, e o Moleque já andava a 8 nós, com waypoint na Ponta da Sela, em Ilhabela, plotado pelo GPS Navman 8084, navegando com seu novo Piloto Automático Northstar – Shinrad.
Felizmente as surpresas que foram aparecendo com a colocação dos novos equipamentos para funcionar, foram mais para agradáveis. Era mais uma questão de adaptação com os novos equipamentos, do que problemas propriamente ditos!!!
Dias antes de sair........
Luz de Navegação
1ª noite navegamos com ventos de Sul/sudoeste de 10 nós, com asa de pombo até o dia amanhecer.

2º dia Ao amanhecer o vento caiu para 6 nós e como precisávamos dar uma carga nas baterias, demos motor.
Ainda nem estávamos na altura da laje de S. Pedro e já recebemos a visita dos Golfinhos.
2ª noite já a 80 milhas de Ilhabela





· Docado – colocado em seco
· Delivery – transporte do barco – traslado
· Waypoint – ponto de chegada/marcação do GPS
· Asa de pombo – o Moleque é um barco armado em Sloop (1 mastro e vela de proa no top) e permite que no vento pela popa, coloquemos uma vela para cada lado, dando nome a manobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário