quinta-feira, 22 de julho de 2010

Diario de Bordo No 4 - Segundo dia e regatas lineares







Diário de Bordo No 4
Regatas lineares – 2º dia
Nesta quarta-feira a programação previa uma regata de percurso médio, mas o dia amanheceu com vento Nordeste e soprando na casa dos 8 nós, um pouco mais fraco do que ontem e, como a comissão organizadora pode mudar a programação, a opção foi fazer duas regatas lineares e adiantar a programação já que na terça só corremos uma das duas regatas previstas.
Como já expliquei no post de ontem, a raia de Ilhabela não tem como inventar na hora da largada e dos bordos, é bem com disse o meu amigão Guilherme Rupp, que também está na tripulação do Moleque/ Anasol aqui em Ilhabela, “o percurso é como o cavalo do padeiro”.
Novamente largamos bem e seguimos sobre as melhores rajadas, sempre de olho nos nossos concorrentes diretos. Mesmo com o Moleque/ Anasol na primeira colocação da classe, o resultado é provisório e até sábado, quando acabam as regatas, tudo pode mudar de uma hora pra outra. E não deu outra: numa montagem de bóia a adriça (que é o cabo que suspende as velas) da vela balão se enroscou na genôa e nós perdemos um tempo muito precioso para desfazer o enrosco, quase 1 minuto e meio pra ser mais exato, e os adversários que tanto cuidamos nos passaram.
Seguimos em frente e cruzamos a linha de chegada na quarta colocação, um resultado que pode ser considerado muito ruim pela posição que estávamos na regata, com 50 segundos a menos no tempo de regata e nós estaríamos na 2ª colocação. Mas logo depois começou a sinalização para a segunda regata do dia a tripulação estava decidida a não voltar pro clube com aquele mau resultado entalado na garganta.
Outra vez largamos no caminho do cavalo do padeiro, só que desta vez um pouco mais perto da bóia enquanto a maioria dos nossos adversários diretos na briga pelo título optou por largar mais perto da comissão de regatas. Seguimos um caminho conservador, sempre atento às condições de vento e, desta vez, não cometemos outro erro crucial e somamos mais um primeiro lugar na súmula.
Foi cansativo, mas valeu à pena! Quinta-feira mais duas regatas lineares estão programadas e a idéia é continuar assim
Abraço galera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário