sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gusmão preside comissão de regatas da etapa de Floripa da Mitsubishi Sailing Cup

Vida de velejador é assim: se eles não estão velejando estão fazendo alguma coisa ligada a vela.

Depois de velejar mais de duas mil milhas entre Florianópolis e Natal, no Rio Grande do Norte, e vencer três das quatro regatas que disputou até agora, Marcelo Gusmão agora participa, como arbitro presidente da comissão de regatas, da etapa de Florianópolis da Mitsubishi Sailing Cup.

Participam da disputa nove veleiros da classe S40 vindos do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina, e conta coma presença de nomes consagrados da vela brasileira como Torben e Lars Grael e Eduardo Souza Ramos, além do catarinense André Fonseca.

Os S40 são veleiros exclusivamente para regata com 12,5 metros e absolutamente iguais, o que dispensa o tempo corrigido no final das regatas. Ganha quem chegar na frente e pronto.

A competição começou nesta sexta-feira e segue até domingo na praia de Jurerê, na raia montada em frente a sede do Iate Clube Santa Catarina – Veleiros da Ilha.

Marcelo Gusmão vence a FENAT e já prepara ações sociais em Natal











Para Marcelo Gusmão e sua tripulação, a regata Fernando de Noronha – Natal, a FENAT, não poderia ter resultado melhor. Primeiro barco a cruzar a linha de chegada na classe RGS C e vencedor no tempo corrigido, o catarinense cumpriu o percurso de 200 milhas em pouco mais de 27 horas, sob um “mar de almirante”, e ainda distribuiu 350 kits escolares na Escola de Referência do Arquipélago.





“Depois da REFENO, onde pegamos ventos de até 50 km/h com um mar muito grande e vermos muitas quebras entre os competidores, essa velejada até Natal foi um show”, declara Gusmão. “Quero agradecer a organização da prova e o empenho da tripulação que foi incansável”, completa referindo-se aos amigos Maresia, Felipe Linhares e Guilherme Rupp.





A FENAT foi a quarta competição que o catarinense disputa com seu Projeto Noronha 2010, que começou em julho deste ano na Rolex Ilhabela Sailing Week. Depois vieram as regatas Aratú – Maragojipe, na Bahia; a Recife - Fernando de Noronha e agora a FENAT, de onde Gusmão começa seu retorno a Florianópolis para disputar a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina no início de dezembro.





Até agora, Gusmão e seu veleiro Moleque Anasol acumulam três vitórias e um terceiro lugar e, além disso, o catarinense ainda distribuiu quase dois mil kits escolares entre escolas carentes e entidades assistenciais dos portos onde passou.





Em Natal, a entidade escolhida foi a ONG Casa do Bem, mantida pelo jornalista Flávio Rezende, que receberá 350 kits escolares da Molin, patrocinadora do Projeto Noronha 2010. A entidade atua há mais de 10 anos, e atualmente mantém mais de 50 projetos nas áreas sociais, educativas, esportivas e culturais, atendendo 800 crianças do bairro de Mãe Luiza.





Marcelo Gusmão tem patrocínio de Anasol Protetor Solar, Molin, Equinautic, Velas Olimpic, Plastkolor, Opens Sport, Apoio da Nautispecial, Casa das Cores, Mormaii, Cordoaria São Leopoldo, Iate Clube Santa Catarina e Gráfica Continente.

Moleque Anasol se prepara para largada da Regata Fernando de Noronha - Natal

Marcelo Gusmão já está com seu veleiro Moleque Anasol pronto para o próximo desafio do seu projeto Noronha 2010, a regata FENAT, que parte sábado de Fernando de Noronha rumo a Natal, com percurso total de 200 milhas náuticas, cerca de 340 quilômetros de distancia.

O catarinense aproveitou o tempo em Noronha para revisar seu barco depois da vitória na classe RGS C no desafio da regata Recife - Fernando de Noronha, onde o Moleque Anasol enfrentou ondas de mais de 4 metros e ventos que bateram na casa dos 50km/h durante as 300 milhas da prova.

A previsão de chegada em Natal é de pouco mais de 36 horas e as condições do mar devem ser bem melhores dos que a encontrada na REFENO.

Moleque Anasol fatura regata REFENO e faz ação social em escola de oronha






O veleiro Moleque Anasol, do catarinense Marcelo Gusmão, foi o primeiro da classe RGS B a cruzar a linha de chegada da Regata Recife - Fernando de Noronha. Gusmão e sua tripulação também foram o 24º barco a chegar a Noronha garantindo também o primeiro lugar no tempo corrigido cumprindo o percurso de 300 milhas náuticas, cerca de 500 quilômetros, em pouco mais de 38 horas com velocidade média de 7,9 nós, ou 13 km/h.

A prova, que partiu no último sábado da capital pernambucana em direção ao arquipélago mais famoso do Brasil, ainda teve como ingrediente ventos de até 50km/h e ondas que chegaram a 4,5 metros, causando a quebra de leme em pelo menos 8 barcos, ferindo tripulantes de outros 3 que tiveram que ser removidos para o navio da marinha, que escoltou a flotilha, e até mastros partidos.

“Foi uma regata muito disputada, os velejadores estavam muito bem preparados e os barcos de alto nível. As condições do mar estavam um pouco complicadas, tínhamos que velejar rápido e cuidar pra não quebrar nada no barco”, analisa Gusmão que teve que reparar uma inundação no paiol da proa na primeira noite da regata. “Também ouvimos relatos de muitas quebras, muitas mesmo, mas a chegada em Noronha compensa tudo”, completa o catarinense que teve na tripulação formada por Felipe Linhares, Paulo Schaefer, Maresia, Luiz Bianchini além de Guilherme Rupp e Avelino Alvarez.

A alegria do título conquistado ainda aumentou com a ação social realizada na Escola de Referência Arquipélago Fernando de Noronha, onde Gusmão e sua tripulação doaram kits escolares para os 300 alunos do ensino fundamental que são atendidos em período integral.

“Foi mais um daqueles momentos emocionantes do Projeto Noronha 2010. Ajudar essas crianças que moram num lugar especial e também merecem toda atenção é uma parte muito importante desta viagem”, declara Gusmão.

Marcelo Gusmão tem patrocínio de Anasol Protetor Solar, Molin, Equinautic, Velas Olimpic, Plastkolor, Opens Sport, Apoio da Nautispecial, Casa das Cores, Mormaii, Cordoaria São Leopoldo, Iate Clube Santa Catarina e Gráfica Continente.


Gusmão chega a Recife e doa material escolar para crianças carentes






Marcelo Gusmão e seu veleiro Moleque Anasol já estão prontos para mais um desafio do Projeto Noronha 2010: a Regata Recife - Fernando de Noronha, que larga neste sábado, em frente ao marco zero da capital Pernambucana, em direção ao mais famoso arquipélago do Brasil.

Considerada uma das mais prestigiadas regatas do calendário nacional a REFENO, como é chamada, tem um percurso total de 294 milhas náuticas, cerca de 500 quilômetros e, em 2010, chega a 22a edição com mais de 160 barcos inscritos.

“É sem dúvida uma regata especial onde se deve ter cuidados especiais no abastecimento de combustível, água e alimentação para todos tripulantes. Também é uma prova longa, mas a chegada em Noronha compensa todo esforço,” declara Gusmão que para a REFENO terá a tripulação formada por Felipe Linhares, Paulo Schaefer, Maresia, Luiz Bianchini além de Guilherme Rupp e Avelino Alvarez, que participaram da conquista da Rolex Ilhabela Sailing Week 2010 a bordo do Moleque Anasol.

Durante a preparação do Moleque Anasol, porém, o catarinense encontrou tempo mais uma das ações sociais do seu Projeto Noronha 2010: a doação de materiais escolares da Molin para alunos carentes da rede pública. Em Recife, a escola escolhida foi o Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismepe), localizado na comunidade do Pina e mais conhecido como Padronato. Foram centenas de olhos brilhantes recebendo os kits continham lápis de cor, borrachas, cadernos entregues por Marcelo Gusmão e Marcos Medeiros, diretor-geral da Regata.

O Ismepe atua há 40 anos atendendo cerca de 70% das crianças que moram nas palafitas da região. "A essas crianças são negados tantos direitos. É importante que existam pessoas que se proecupem com elas. É maravilhosa a presença de vocês aqui, demonstrando solidariedade", disse a Irmã Fátima Maria de Souza, responsável pelo Instituto.

“A hospitalidade do povo de Pernambuco e de Recife em especial me cativou desde a primeira vez que passei por aqui há dois anos. E ajudar as pessoas daqui que precisam de auxílio me traz muita satisfação,” completa.

Além de Recife, Marcelo também planeja outras doações em Fernando de Noronha e em Natal, próximo destino do Projeto Noronha 2010 onde o veleiro Moleque começa seu retorno a Florianópolis para a Regata Volta a Ilha de Santa Catarina.

Marcelo Gusmão tem patrocínio de Anasol Protetor Solar, Molin, Equinautic, Velas Olimpic, Plastkolor, Opens Sport, Apoio da Nautispecial, Casa das Cores, Mormaii, Cordoaria São Leopoldo, Iate Clube Santa Catarina e Gráfica Continente.